Video de Curso Basico de Fotografia

Tenho sido constantemente perguntado sobre cursos de fotografia, como melhorar na técnica e criar fotos mais bonitas. Neste ponto concordo com Ken Rockwell e a maioria dos profissionais: melhor não perder tempo e dinheiro em um curso de fotografia, faça-o em um curso de Photoshop ou em equipamento (leia-se: lente e flash/soft Box/strobo).

A melhor maneira de tirar boas fotos é simplesmente entender o básico e pular para estudo de luz e ARTE. Entenda o seu equipamento e como ele funciona. Crie a sua própria estrutura, use a “regra dos terços” como ponto de partida, mas salte a regra se a arte o pedir (e o produto ficar em harmonia).

Fazendo um paralelo, na escalada em rocha temos como regra básica a de “três pontos”, que vem a ser justamente termos três pontos de apoio na parede o tempo todo. Bem, qualquer escalador sabe que em movimentos mais técnicos temos que abrir mão dessa regra para podermos atingir nosso objetivo. Trata-se da escalada mais técnica: desplume, teto, “dyno”, técnicas de boulder (bloque) mais complexas ou simplesmente momentos aonde a criatividade nos pede exceder os limites básicos impostos pelas regras.

Regras existem para serem quebradas, mas não deixam de ser aquele molde básico que nos fornece as ferramentas necessárias para podermos desenvolver o nosso potencial da melhor forma possível. O meu problema com os cursos existem quando eles tentam IMPOR modelos pré-determinados e acabam por tolher a liberdade criativa do fotografo.

Fotografia não é matemática, é arte. Daí o fato de que muitos fotógrafos acabam por afirmar que o olhar para a arte, para o belo ou subjetivo é o que vai diferenciar uma boa foto de uma foto corriqueira. Foto é luz, entenda a luz, compreenda como funciona a câmera, faça uso dos preceitos básicos e entenda como funciona o suave pós-processamento.

Tenho visto belas fotos feitas por câmeras simples e baratas como uma Kodak básica, mas que passam pelo crive de um olhar belo, da arte. Coisas harmônicas e que retratam um estado de espírito interno do fotografo. É a luz que entra em seus olhos e ele tenta reproduzir em imagens para a posteridade. Não é por nada que grandes nomes do cinema (como Scorsese) tentam reproduzir em seus filmes o olhar de Caravaggio, um mestre no estudo da luz. E o que é foto mesmo? É aquela luz que sai do objeto, passa pela lente (retina) e se instala no sensor/filme da câmera (nosso cérebro).

Esqueça a matemática da coisa, tente criar arte, harmonia e beleza nas suas fotos.

Dito isso, recebi de André Eiras agora a pouco um interessante curso básico de foto online para aqueles que melhor pretendem entender como funciona a fotografia. Ele explica bem os princípios da câmera, como funciona a luz, o obturador, o diafragma e como fazer o melhor uso de recursos básicos para acertar no toque. Recomendo a leitura, mas tenham em conta tudo o que escrevi acima: não se restrinjam à física, tampoco à matemática da coisa…

Playlist do curso: http://www.youtube.com/watch?v=OBOMEQdNkxY&p=FFE7BB763F2EBBCB&index=1&feature=BF

Tenho outros excelentes tutoriais em inglês para quem quiser, a depender da repercussão deste post ponho outros ou elaboro mais observações/pensamentos meus sobre o que deve ser a fotografia.

Boas fotos a todos.

Este texto contou com a colaboracao e conceito grafico de Andre Eiras, colaborador do site.

Author: Leo Teles

Advisor to the President of CDL Salvador (Chamber of Retail Leaders of Salvador, Bahia, Brazil)

Share This Post On

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention Video de Curso Basico de Fotografia | Leoteles.com -- Topsy.com - [...] This post was mentioned on Twitter by Leo Teles, Leo Teles and Leo Teles, Leo Teles. Leo Teles said:…

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *