Guerra de Quem contra Quem?

Tenho amigos judeus e palestinos. Melhor dizendo, tenho amigos judeus brasileiros que vivem em Israel e também amigos filhos de palestinos que vivem em Bauru. Na época da graduação estudei com um judeu, mas não sei se ainda vive em Bauru. O que observo é que ambos os lados estão discutindo vivamente o conflito armado que já dura mais de 1 semana na faixa de Gaza.

O atual conflito iniciou-se no final Dezembro de 2008 quando Israel atacou (ou contra-atacou, de acordo com as autoridades israelenses) milicianos do grupo terrorismo Hamas em retaliação ao constante ataque de mísseis lançados contra cidades israelenses. As lutas já  provocaram centenas de mortes e milhares de feridos.

Sua história remonta da década de 60 do século passado quando o território de Gazafoi ocupado por Israel até 2005, ano da retirada de colonos e tropas, mas mantendo o controle das fronteiras terrestres e marítimas. A faixa de Gaza sofre um bloqueio econômico desde 2007 quando o grupo islâmico Hamas expulsou seu rival político, o partido Fatah.

Um amigo que mora em Jerusalém contou-me, por esses dias, que a 2 meses atrás passou pelas cidades atingidas por mísseis do Hamas e narrou um quadro de caos. Velhos e crianças mortos, olhso assustados e um medo constante. Por outro lado uma amiga bauruense que tem parentes na Palestina (felizmente não nas áreas hoje atacadas) sempre narrou as dificuldades de seus primos em manterem a produção de azeitonas devido à penosa situação de trabalho que culpam o governo de Israel em não ajudar e, além disso, sofrerem discriminação.

Não sou ativo nas discussões ideológicas entre judeus e palestinos aqui em Bauru, tendo apenas poucos amigos dos dois lados que defendem ardorosamente suas posições. O que posso pensar, em um momento como este, são as famílias que sofrem pelos seus que sofrem neste brutal conflito. Mas o que percebo em Bauru é que ambos os lados convivem pacificamente, assim como em todo o território brasileiro. Espero que essa marca, a da união e pacífica convivência, seja exportada para o mundo em conflito.

Author: André Eiras

Pesquisador e professor em Política Externa Brasileira

Share This Post On

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *