Joe Navarro – Linguagem Corporal Explicada

Joe Navarro é um ex-agente especial e supervisor do FBI com mais de 25 anos de serviços prestados. Trabalhou nas áreas de contra-inteligência e análise comportamental, sendo um dos fundadores do programa de ‘Análise Comportamental’ da elite do FBI, além de servir como comandante de times da SWATT e ataché militar da Embaixada americana em alguns países. Especializou-se na análise de ‘não verbais’ e, portanto, detecção de mentiras, havendo sido por vezes responsável por interrogar possíveis espiões presos em solo americano.

Entrei em contato com o trabalho de Joe Navarro quando pesquisava sobre linguagem corporal. Não tenho clara hoje a situação que me levou a querer buscar maiores informações acerca de tal (apesar de que acredito ter sido um ‘micro curso’ que fiz sobre o tema com um ex-militar), mas lembro o quanto seu trabalho me ajudou a melhor entender as pessoas ao meu redor e mesmo evitar situações de conflito.

Li seu bestseller ( What Every body is saying ) e entrei no mundo dos não verbais (NVs). Concomitantemente, comecei a acompanhar suas dicas de leitura e de NVs que postava no Twitter. Sigo sendo um mero aprendiz e lhes garanto que a teoria não é tão simples de ser observada na prática quanto se pensa (ou leva a crer o seriado Lie to me – que se baseia quase que totalmente nos trabalhos de Dr Ekman).

Trata-se de ‘pratica vezes 10’, como me disse certa feita o próprio Joe Navarro em uma de suas dicas que me passou online. Por vezes deixei claras dicas NVs de que a situação não ia como pensava passar (ou talvez não quisesse ver a realidade), mas a prática e experiência vista a contrapelo me fazem melhorar pouco a pouco.

A prática depende de nós, o desenvolvimento da teoria é o mais complicado. Cabe a cada um de nós aperfeiçoarmo-nos, observarmos as pessoas ao nosso redor em cada uma das diferenças situações que se nos apresenta. Somos, acima de tudo, seres sociais e a melhor compreensão de nossos NVs facilita a convivência com nossos seres queridos (ou outros não tanto) e nos ajuda a antecipar possíveis conflitos ou situações embaraçosas.

Joe Navarro hoje é considerado uma das maiores autoridades em linguagem não verbal do mundo. Seus livros são traduzidos para diversos idiomas e é constantemente solicitado por empresas e forças de segurança de diversos países para prestas sua expertise em casos de extrema necessidade.

As traduções dos artigos de Joe Navarro são de inteira responsabilidade deste, mas seguem sendo de total propriedade de Joe Navarro. Qualquer citação deve constar do original em inglês e deste site (caso seja feita através da tradução em português). O nome do autor deve constar em todas, de todos os modos. Ao final de cada artigo irei também postar o link do original.

Os artigos estarão na área HERMENEUTICA => NÃO VERBAIS

O primeiro já pode ser lido no endereço: http://leoteles.com/?p=444

Joe Navarro pode ser contactado através do web site de sua Consultoria Internacional ou através do Twitter

Mais artigos sobre linguagem corporal

Author: Leo Teles

Advisor to the President of CDL Salvador (Chamber of Retail Leaders of Salvador, Bahia, Brazil)

Share This Post On

Trackbacks/Pingbacks

  1. AS CHAVES PARA ENTENDER A ‘LINGUAGEM CORPORAL’ | Leoteles.com - [...] Joe Navarro – Linguagem Corporal Explicada | Leoteles.com says: October 13, 2010 at 1:15 am [...]
  2. Tweets that mention Joe Navarro – Linguagem Corporal Explicada | Leoteles.com -- Topsy.com - [...] This post was mentioned on Twitter by Leo Teles and Leo Teles, Leo Teles. Leo Teles said: JOE NAVARRO,dos…
  3. Mitos da Linguagem Corporal | Leoteles.com - [...] Entenda melhor a motivação para essa série Readers Comments (0) Click here to cancel reply. [...]

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *