Omnia Vincit Amor – In memoriam John Lennon

Comemorar aniversário para mim é celebrar mais um ano de vida. Não sou, portanto,  muito adepto da celebração de aniversário de nascimento daqueles que já nos deixaram, acho que perde algo do sentido. A harmonia, pureza e poesia da sua música, entretanto, me forçam a deixar uma pequena homenagem a John Lennon, que hoje comemoraria 70 anos de vida. Uma vida repleta de histórias e que acaba por se confundir com a propria historia do rock no século passado.

Bem, selecionei quatro lindos videos em homenagem. A primeira foi escrita por Lennon, com composição Lennon/McCarteney. Uma das músicas mais famosas em existência, de melodia simples e com uma mezcla de sons e ritmos que procura justamente propor essa desmistificação nos preconceitos (e porque nao pré-conceitos) existentes. Busca a união através do amor, da união e do perdão. Querendo, com muita força de vontade, ardor, suor e pondo amor e paixão na coisa tudo é possível.

All is all you need, ou como se dizia muito antigamente: OMNIA VINCIT AMOR (o amor vence tudo).

A segunda é uma linda peça publicitária da T-mobile inglesa. Eles uniram milhares de pessoas na famosa Trafalgar Square em Londres, distribuiram microfones sem fio, tocaram Hey Jude às alturas e puseram todos para cantar. Quem conhece a história da praça como eu, e pára para realmente ouvir Hey Jude, entende a sutileza e beleza extra na simbologia da coisa. Ficou um resultado realmente de arrepiar.

Por final, até o todo poderoso Goole se curva à música de Lennon e lhe presta uma homenagem em um de seus famosos Doodles. Selecionaram uma forte parte de sua música e fizeram um lindo doodle com sua música.

‘Pode dizer que sou um sonhador/mas não sou o único/Espero que um dia você se una a nós/E o mundo viverá como um só’

O quarto video é a famosa entrevista de Lennon quando de seu ‘protesto-música’ Give Peace a Chance. O video fala por si proprio. Espero que a maioria entenda as suas palavras, caso contrário é só falar que se forem muitos tento por uma legenda no Youtube.

Será que aprendemos algo ou regredimos no tempo? Será que não somos agressivos a diário com nossos seres queridos e sequer nos damos conta? Essa violência, paz, amor começam nas pequenas atitudes, nas palavras não medidas, nas ações impensadas e tomadas na impulsividade. Uma vírgula errada ou um tom equivocado podem fazer muita diferença nas suas palavras. São refleões que levarei para mim mesmo, e se algo que você fez trouxe desarmonia, raiva, furor e você acha que vale a pena: busque um remédio. Não adianta pedir desculpas se ela nao vem com ações. Muitas vezes agir vale mais do que simplesmente falar, se for falar que o seja sincero e saia de dentro. Peço desculpas a todos aqueles que machuquei, e tentarei com ações melhorar aquilo que não tem volta.

Três meses para 30 anos da morte de Lennon e o mundo segue sem aprender com sua música. EU sigo sem entender a sua música. Mas me esforçarei tentando… Tentando TENTAR ser uma melhor pessoa.

Author: Leo Teles

Advisor to the President of CDL Salvador (Chamber of Retail Leaders of Salvador, Bahia, Brazil)

Share This Post On

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention Omnia Vincit Amor – In memoriam John Lennon | Leoteles.com -- Topsy.com - [...] This post was mentioned on Twitter by Leo Teles and Leo Teles, Leo Teles. Leo Teles said: Lennon 70…

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *